Kanso Tech


Mentalidade de Aprendiz


Quando me perguntam qual caminho seguir na tecnologia, eu costumo devolver uma pergunta similar a: o que você gosta? A razão disso é que uma das minhas motivações para voltar a estudar tecnologia foi porque eu gosto. Além disso, tecnologia não é só computador. Pesquisa rápida, e me corrijam os estudiosos, se for o caso, mas tecnologia vem das palavras gregas tekhne e logos, e significa um conjunto de técnicas, metodos e processos utilizados na produção de bens ou serviços.

Você consegue perceber o quanto isso é amplo? Se formos seguir na linha dos computadores, a escolha por uma área da tecnologia poderia ser direcionada para programação, redes, cloud, análise de dados, jogos, análise de falhas, gerenciamento de serviços e servidores, e mais uma infinidade de outras áreas. Mas qual a importância desse entendimento para a cibersegurança? Simples: ela está relacionada a todas as áreas.

Na programação, vai se relacionar a códigos limpos e "livres" de falhas, ou mesmo a exploração das falhas geradas nos códigos. Em redes, estará relacionada a uma topologia em elaborada, com elementos adequados para defender os perímetros físicos e lógicos. Em sistemas operacionais e servidores, basta eu recordar uma frase que li há muitos anos: "Até mesmo um OpenBSD mal configurado, estará sujeito a invasões" (para quem não conhece, o OpenBSD é um sistema UNIX-like, variante do xBSD, com foco em segurança, com apenas duas falhas remotas na instalação padrão, desde 1996).

Então você ouvir falar de altos salários, interessou por cibersegurança, e achou que ia fazer um curso apenas e estar pronto? Não quero lhe desanimar, mas será um estudo constante. Caso seu objetivo seja realmente se destacar, você precisará de conhecimento em várias áreas. É claro que não precisará ser, por exemplo, um programador expert, mas saber pelo menos uma linguagem de script, como Python ou Bash, e lógica de programação, será desejado, e às vezes imperativo. E como as mudanças são frequentes e cada vez mais rápidas, acrescente ao conhecimento inicial uma atualização diária.

Já consegue entender o porquê da mentalidade de aprendiz? Não tem nada a ver com ser um iniciante para sempre, mas entender que será preciso sempre buscar conhecimento, aprender coisas novas e aprofundar os conhecimentos já existentes. Qual é a parte boa? Hoje, a disponibilidade de conteúdo, tanto gratuito quanto pago.

Vou lhe dar um exemplo prático. Eu acabei de remodelar essa página, melhorando o visual para ser mais responsivo. Agora é possível abrir a página em um celular e não fica tudo bagunçado. Está perfeito? Eu acho que não, mas já melhorou muito. E onde achei as informações? Vídeos no YouTube, fóruns de dúvidas, sites com tutoriais, com cursos inteiros ou com pequenas orientações. Se você quiser ir a fundo, você vai encontrar informação. Se quiser resolver um problema mais urgente, você vai encontrar informação.

Lembre-se de que todo mestre um dia foi um aprendiz, e provavelmente só chegou a mestre porque entendeu que não sabia ainda o suficiente. Use esse conhecimento como estímulo para entender que o desafio será grande, mas também o serão as recompensas. Saber que você estudou algo que não sabia, aprendeu e colocou algo para funcionar é muito gratificante. Foque nos ltos salários, mas entenda que a caminhada dentro do conhecimento é algo fascinante! Espero ter conseguido contagiá-lo pelo menos um pouco. Vamos aprender!

Voltar