Kanso Tech


Lógica de Programação


Os computadores, diferentemente de nós, não têm uma capacidade natural para realizar as atividades, mesmo as mais simples, nem deduzir que falta algum elemento ou tarefa a ser executada. Eles precisam receber as instruções corretas para que algo seja executado, e se faltar algo, teremos uma resposta diferente do que se pretendia, que pode ser inclusive um erro ou uma resposta errada. De forma simplificada, pense em um computador como uma calculadora que calcula bem rápido; importante reforçar que mesmo para atuar como uma calculadora, precisa ser orientado.

Nós, seres humanos, talvez sem que prestemos atenção, utilizamos a lógica de forma natural. Você talvez já tenha passado por alguma situação em que percebeu que faltava algo, ou que tinha feito algo errado e ajustou. Para quem já fritou um ovo (exemplo clássico de aulas de lógica de programação), talvez nem considere a ação de quebrar ovo, acender o fogo, ou quais os itens necessários. É algo automático, e muitas vezes não pensamos para executar. Faça um primeiro exercício: pegue um papel e caneta (ou abra um bloco de notas) e escreva o passo a passo para fritar um ovo.

Um possível resultado talvez teria sido: 1) Pegue o ovo; 2) Coloque na frigideira; 3) Acenda o fogo. Que tal analisarmos essa sequência de ações, com algumas questões? Onde estava o ovo? Você o colocou com casca e tudo, sem quebrar, na frigideira? Aliás, a frigideira estava onde? Qual o tamanho dela? Acendeu o fogo com fósforo ou o fogão era elétrico? Percebe quantas variáveis nós simplesmente não consideramos, porque o nosso processo natural de raciocínio entende que são elementos básicos para que a atividade aconteça? Talvez você não tenha se dado conta, mas somos um computador muito mais complexo do que os computadores.

A lógica de programação é uma técnica em que são encadeados pensamentos, de forma a se atingir algo, que deve ser feito usando uma sequência também lógica, com a execução dos passos necessários até a conclusão. Não é lógico, por exemplo, quebrar o ovo após o ovo estar frito. Os computadores esperam receber esse passo a passo de forma completa, sem o que eles não conseguirão entregar o resultado esperado.

Cada ação a ser executada é uma instrução, que dirá ao computador o que ele precisa fazer. Para execução de uma determinada atividade, serão passadas várias instruções ao computador, de forma que a ação seja executada, lembrando-se de que é necessário que essas instruções tenham um sequenciamento lógico. O conjunto dessas instruções, com uma sequência limitada de passos, de forma a atingir um objetivo, é chamado algoritmo.

Vamos pensar em um novo exercício com um algoritmo que nos daria uma calculadora de soma. Poderíamos usar as seguintes instruções: 1) "Escute" a entrada do teclado para o primeiro número; 2) Armazene o primeiro número na variável "first"; 3) "Escute" a entrada do teclado para o segundo número; 4) Armazene o segundo número na variável "second"; 5) Adicione o valor do primeiro número ao valor do primeiro número; 6) Armazene o resultado na variável "result"; 7) Mostre o resultado na tela.

Esse algoritmo simples, que faz apenas uma das quatro operações, é uma sequência lógica de instruções. Não teríamos como adicionar os números e só depois ler o primeiro número. Da mesma forma, não seria possível mostrar o resultado, sem ter os dois números; teríamos um erro ou um resultado errado. Mas o que seriam, então, os programas? Você já deve ter entendido que os programas nada mais são do que algoritmos escritos em uma linguagem específica de programação, como C, Python, e tantas outras.

Vamos fazer essa mesma operação de adição em Python? Python é uma linguagem de programação interpretada, e você pode fazer download do interpretador no endereço Site do Python. Se preferir, pode até uma opção online, sem precisar instalar nada, como em Online Python. Ps: Sei que existem formas melhores de escrever esse código, é apenas um exemplo (que você pode copiar e colar, para executar e ver como funciona. As linhas começadas com # são comentários).

#1) "Escute" a entrada do teclado para o primeiro número;
#2) Armazene o primeiro número na variável "first";
first = int(input("Digite o primeiro número e aperte ENTER:\n"))

#3) "Escute" a entrada do teclado para o segundo número;
#4) Armazene o segundo número na variável "second";
second = int(input("Digite o segundo número e aperte ENTER:\n"))

#5) Adicione o valor do primeiro número ao valor do primeiro número;
#6) Armazene o resultado na variável "result"
result = first + second

# 7) Mostre o resultado na tela.
print(result)


É isso. Aprenda lógica de programação antes das linguagens, porque uma linguagem específica é apenas uma ferramenta que você utilizará para dar vida ao seu algoritmo. O pensamento lógico, inclusive, lhe ajudará a estruturar os conhecimentos necessários para ser bem sucedido em cibersegurança ou em qualquer outra área.

Voltar